Blog

14 jul

Turistas aproveitam as férias às margens do Rio Araguaia, em Goiás

O Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas de Goiás, principalmente no mês de julho, quando a água fica em um nível mais baixo e surgem longos bancos de areia. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e, inclusive, estrangeiros. Uma das principais cidades banhadas pelo rio, Aruanã deve receber 800 mil pessoas durante a temporada.

Apaixonada pelo Araguaia, Carmilene Ferreira Pádua frequenta um acampamento montado às margens do rio há 12 anos. “Eu esqueço o estresse da cidade. É uma liberdade que não existe em outro lugar”, diz.

Carmilene conta que a estrutura do acampamento melhorou muito ao longo dos anos. As barracas de plástico deram espaço a verdadeiras suítes. “Tem água quente, ducha, tablado, camas de acordo com o tamanho da família. É o luxo do mato”, brinca.

 

a_2

 

Morando nos Estados Unidos há dez anos, o estudante Wanderval Neto, de 17, veio passar as férias em Goiás. Alojado em um acampamento com a família, ele conta que já fez vários amigos. “Nos Estados Unidos não tem este tipo de reunião”, diz.

Como a maioria dos turistas, o adolescente curte pescar no Araguaia. Nesta época, centenas de barcos navegam no rio, fazendo com que os barqueiros dirijam com atenção redobrada. Além diversas opções de passeios e atividades radicais estão à disposição de todos.Embarcações lotam o rio durante a temporada.

O Rio Vermelho também passa em Aruanã. Inclusive, uma das opções de passeio na cidade é conhecer o local onde as águas dos dois rios se encontram. Fora da água, brincadeiras recreativas e esportes como vôlei de praia também são uma opção para os turistas.